Skip to main content

Conferência UN Global Compact Network Portugal na SRS 2023

Decorreu no passado dia 8 de novembro a sessão “Modelos de Governação e Políticas de Integridade e Ética, uma co-organização da PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade, UN Global Compact Network Portugal e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade que integrou a 18ª edição da Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que conta com a UN Global Compact Network Portugal como Partner.

A abertura desta sessão contou com as boas-vindas de Mário Parra da Silva, Presidente da United Nations Global Compact Network Portugal,

 Se seguida tomou a palavra Victoria Hurth, Fellow do Cambridge Institute For Sustainability, que abordou o tema “Purpose Driven Organizations: The way to address good governance, integrity and sustainability”.

Seguiu-se Eduardo Morgado, Vice-Presidente da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, que abordou a temática Governação e Sustentabilidade.

A encerrar o primeiro Painel, Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal, apresentou a PPI – Plataforma Portuguesa para a Integridade e o trabalho que tem desenvolvido no âmbito da criação de ferramentas de apoio à implementação da nova Estratégia Nacional Anticorrupção por parte das empresas portuguesas.

 

A segunda parte desta sessão iniciou-se com o Debate Multistakeholder: “Ética e Integridade nos Modelos de Governação”, com a moderação de Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact, e que contou com a participação de Ana Dias, Diretora de Capital Humano e Sustentabilidade do Grupo ProCME, Francisco Melo Albino, Vice-Presidente do Instituto Português de Auditoria Interna e Paulo Jorge Monteiro, Partner e Chairman of the Ethics and Compliance Commitee da Auchan Retail Portugal.

No início da tarde, a SRS2023 retomou com a sessão: “Pre-COP28 - Accelerating Financing & Climate Solutions”, com um fireside chat sobre a Política Climática e o Setor do Turismo, com Elisabete Félix, Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial do Turismo de Portugal e moderado por Raquel Policarpo, Senior Manager e Lead Programs da UN Global Compact Network Portugal. Durante esta conversa foi abordado o trabalho realizado pelo Turismo de Portugal no sentido de apoiar as empresas do sector do turismo a corresponderem às exigências da política climática europeia e nacional, nomeadamente através da disponibilização de ferramentas orientadas para a recolha de dados e o reporte anual em Sustentabilidade.

Seguiu-se uma intervenção “Política Energética e Climática”, e com a intervenção de Manuel de Andrade Neves, co-coordenador da área de Direito Público & Ambiente da Abreu Advogados, que partilhou uma análise do alinhamento da ação e da Política Energética e Climática Portuguesa com o contexto europeu.

 Deu-se posteriormente início ao painel “Financiar a transição energética para um novo modelo de desenvolvimento” moderado por Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal, e que contou com a participação de Paula Viegas, Chief Sustainability Officer do Banco Montepio, Cristina Casalinho, Diretora Executiva Responsável pela área de Sustentabilidade do Banco BPI, Filipa Saldanha, Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola e João Tomaz, Responsável pela Área Prudencial, Mercados e Sustentabilidade da Associação Portuguesa de Bancos. Este debate focou o trabalho que as instituições financeiras estão a desenvolver no sentido de se adaptarem e corresponderem às novas exigências regulatórias, mas também de integrarem requisitos sociais e ambientais nos seus produtos e operações, como forma de aumentar o impacto no cumprimento da Agenda 2030.

O dia terminou com o painel “Descarbonização & Coesão Social: O único caminho”, moderado por Beatriz Varela Pinto, Gestora na área de Alterações Climática e Sustentabilidade da EY, e que teve a participação de José Martins Soares, Presidente da AdP – Energias, Susana Parreira, da Divisão de Logística da Direção de Negócio Portuário e Logística da Administração do Porto de Lisboa e Nuno Lima, Diretor de Sustentabilidade da TMG Automotive. Os membros do painel abordaram as diferentes formas e estratégias utilizadas para a descarbonização nas suas organizações, a integração de considerações sociais nas ações implementadas e os desafios com que se deparam.

 Assista aos painéis que integraram as Sesssões V e VI da 18ª Semana da Responsabilidade Social aqui.

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton