Skip to main content

Celebração do 20º Aniversário UN GCNP

Decorreu no passado dia 10 de Outubro, na Administração do Porto de Lisboa, o evento de celebração do 20º Aniversário do UN Global Compact Network Portugal.

Este evento, designado por The Future of Business for a Sustainable World, procurou destacar os Dez Princípios fundacionais da iniciativa nas áreas de Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção, bem como os desafios concretizados na Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A abertura contou com as boas-vindas dos anfitriões, Administração do Porto de Lisboa, representados por Carla Ribeiro, Vogal do Conselho de Administração, Mário Parra da Silva, Presidente da UN Global Compact Network Portugal, e Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, que mencionou o importante trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Internacionalização, nomeadamente na atenção dada à necessidade de integração das questões ambientais, sociais e de boa governação na atividade económica das PME exportadoras.

Carla Ribeiro - Vogal do Conselho de Administração, Administração do Porto de Lisboa

Mário Parra da Silva - Presidente, UN Global Compact Network Portugal

Bernardo Ivo Cruz - Secretário de Estado da Internacionalização

Após a abertura, deu-se início á Cerimónia Protocolar da Meta Nacional para a Igualdade de Género, que distinguiu as organizações pelo seu valioso compromisso de alcançar, até 2030, 40% de Mulheres em Cargos de Decisão. Esta é uma iniciativa UN GNCP, que contou com o apoio da CIG- Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Género, representada por Natividade Coelho.


Carla Ribeiro - Vogal do Conselho de Administração, Administração do porto de Lisboa


Helena De Moura Santos -  Executive Board Member, Banco Montepio


Luís António Alves da Encarnação – Presidente da Câmara Municipal de Lagoa


Nuno Guerra Santos – Administrador, Imprensa Nacional Casa da Moeda

Luís Veiga Martins, Chair do Capítulo Ibérico do PRME – Principles for Responsible Management Education, deu seguimento à sessão da manhã com a temática “PRME: Shaping The Future of Business Through Responsible Management" uma iniciativa lançada pelo UN Global Compact em 2007 e focada no ODS4- Educação de Qualidade, que tem como propósito capacitar os estudantes de Gestão de hoje com a consciência e a capacidade para promover a mudança no amanhã.


Luis Veiga Martins - Chief Sustainability Officer, Nova SBE; Chair of PRME Chapter, Iberia

A manhã terminou com o segmento Business, Labour & Human Rights que contou com a apresentação diferentes perspetivas por parte de Nichole Solomons do UN Global Compact e Ana Paula Rosa da OIT Portugal, e ainda dois Fireside Chats que juntaram Maihwa Park da UN Women e Vasco Malta da OIM- Organização Internacional para as Migrações para discutir o tema Migrations and Gender Equality, e ainda Margarida Sá Costa Convernor do capítulo WEP Portugal, e Nuno Guerra Santos da INCM, que discutiram o tema Diversidade, um impulsionador de crescimento.


Nichole Solomons – UN Global Compact


Ana Paula Rosa – OIT Organização Internacional do Trabalho


Mihwa Park – UN Women e  Vasco Malta – Chefe de Missão em Portugal da OIM, Organização Internacional para as Migrações


Margarida Sá Costa – WEP Portugal e Nuno Guerra Santos – Administrador INCM

No inicio da tarde, a celebração do 20º Aniversário da UN GCNP retomou com o segmento Ação pelo Clima, com o painel “Metas SBTi, a Ciência em prol do Clima”, moderado por Lucas Ribeiro da UN Global Compact. Este painel, constituído por empresas comprometidas com a SBTi discutiu de que forma as empresas definem, cumprem e comunicam as suas metas de redução de gases com efeito de estufa alinhadas com a ciência, e incluiu Pedro Ávila, Diretor de Sustentabilidade da REN, Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal, Maria João Carrapato, Diretora de Sustentabilidade da NOS, e Nuno Lima, Diretor de Sustentabilidade da TMG Automotive.

De seguida iniciou-se o segmento dedicado à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade, que apela ao setor privado e aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação, pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva que foram posteriormente integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este segmento contou com a participação de Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal e Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.


Anabela Vaz Ribeiro – Executive Director, UN Global Compact Network Portugal


Guilherme d’Oliveira Martins – Administrador Executivo, Fundação Calouste Gukbenkian

Posteriormente teve início a Cerimónia do Reconhecimento das Organizações Signatárias dos Dez Princípios UNGC, e que distinguiu as empresas participantes UN Global Compact Network Portugal desde há 15 a 20 anos, liderada por Mário Parra da Silva, Presidente da UN GCNP e palavras de Carlos Gaspar, que representou Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente, e recordou a fundação desta iniciativa em Portugal, que decorreu no Palácio do Eliseu com a participação de Kofi Annan, o então Presidente da República Francesa Jacques Chirac, Carlos Monjardino e Belmiro de Azevedo.


Carlos Gaspar – Fundação Oriente


José Maurício Costa – Diretor Corporativo e de Projetos, Altice Portugal


Ana Pinho – Senior Manager, Quality Assurance and Manufacturing, BIAL


Rita Nabeiro – Administradora, Grupo Nabeiro


Inês Soares – Responsável pelo gabinete ESG, Novo Banco


Paulo Neves – Diretor de Sustentabilidade Corporativa, Banco Comercial Português


Margarida Ferreirinha – Diretora de Comunicação e Sustentabilidade, REN


Tiago Silva – Head of ESG Relations, Jerónimo Martins


Heitor Costa – Head of ESG Relations, APIFARMA


Miguel Teixeira de Abreu – Presidente do Conselho Consultivo e Sócio fundador, Abreu Advogados.


Carlos Martins – Presidente, EPAL

No Segmento dedicado aos Desafios para uma agenda do Trabalho Digno o Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Miguel Fontes, reforçou os desafios que se colocam á promoção do Trabalho Digno e Crescimento Económico, nomeadamente a necessidade diálogo social para afirmar o respeito pelo trabalho como uma dimensão central da cidadania.


Miguel Fontes – Secretário de Estado do Trabalho

Retomada a Cerimónia de Reconhecimento das Organizações participantes UN GCNP, distinguiram-se as empresas signatárias desde há 5 a 14 anos, por Mário Parra da Silva e Clara Costa, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da Auchan Portugal, organização Presidente do Conselho Fiscal da UN GCNP, empresa também reconhecida pelos seus 12 anos como participante na UN GCNP.


Clara Costa - AUCHAN


Jorge Alves – Diretor Executivo, TIEL Transportes e Logística


Fernando Carreira – Presidente do Conselho de Administração, Gebalis


Gualter Crisóstomo – Chief Sustainability Officer, CEEIA


Francisco Marques – Diretor do Departamento de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação, Grupo Visabeira


Miguel Namorado Rosa – Diretor Central da Direção de Suporte Corporativo, Caixa Geral de Depósitos


Rui Miranda – Energy Climate Expert, Galp Energia


David Nunes, Hortipor


Leonor Tavares – Porcelanas Costa Verde


Marta Lima – Diretora de Sustentabilidade Corporativa, VdA


Patricia Afonso – Compliance Officer & Data Privacy Advisor, Siemens Portugal


Nuno Lima – Diretor de Sustentabilidade, TMG Automotive


Fátima Borges – Diretora de Sustentabilidade, Águas de Portugal

Mário Parra da Silva encerrou o evento de comemoração do 20ºAniversário da UN GCNP com algumas palavras, manifestando o desejo desta iniciativa de poder continuar a ajudar as organizações na sua jornada pela sustentabilidade. Após o encerramento dos trabalhos da conferência, houve lugar para um cocktail de convívio e networking e corte do Bolo de Aniversário.

 A UN GCNP agradece a todos os participantes e speakers que contríbuiram para tornar este dia ainda mais especial!

 

The Global Compact Network Portugal (GCNP) is the Portuguese network of the United Nations Global Compact (UNGC), which brings together participants of the initiative based or operating in Portugal.

© All Rights Reserved

Powered by webiton