Skip to main content

Celebração do 20º Aniversário UN GCNP

Decorreu no passado dia 10 de Outubro, na Administração do Porto de Lisboa, o evento de celebração do 20º Aniversário do UN Global Compact Network Portugal.

Este evento, designado por The Future of Business for a Sustainable World, procurou destacar os Dez Princípios fundacionais da iniciativa nas áreas de Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção, bem como os desafios concretizados na Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A abertura contou com as boas-vindas dos anfitriões, Administração do Porto de Lisboa, representados por Carla Ribeiro, Vogal do Conselho de Administração, Mário Parra da Silva, Presidente da UN Global Compact Network Portugal, e Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, que mencionou o importante trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Internacionalização, nomeadamente na atenção dada à necessidade de integração das questões ambientais, sociais e de boa governação na atividade económica das PME exportadoras.

Carla Ribeiro - Vogal do Conselho de Administração, Administração do Porto de Lisboa

Mário Parra da Silva - Presidente, UN Global Compact Network Portugal

Bernardo Ivo Cruz - Secretário de Estado da Internacionalização

Após a abertura, deu-se início á Cerimónia Protocolar da Meta Nacional para a Igualdade de Género, que distinguiu as organizações pelo seu valioso compromisso de alcançar, até 2030, 40% de Mulheres em Cargos de Decisão. Esta é uma iniciativa UN GNCP, que contou com o apoio da CIG- Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Género, representada por Natividade Coelho.


Carla Ribeiro - Vogal do Conselho de Administração, Administração do porto de Lisboa


Helena De Moura Santos -  Executive Board Member, Banco Montepio


Luís António Alves da Encarnação – Presidente da Câmara Municipal de Lagoa


Nuno Guerra Santos – Administrador, Imprensa Nacional Casa da Moeda

Luís Veiga Martins, Chair do Capítulo Ibérico do PRME – Principles for Responsible Management Education, deu seguimento à sessão da manhã com a temática “PRME: Shaping The Future of Business Through Responsible Management" uma iniciativa lançada pelo UN Global Compact em 2007 e focada no ODS4- Educação de Qualidade, que tem como propósito capacitar os estudantes de Gestão de hoje com a consciência e a capacidade para promover a mudança no amanhã.


Luis Veiga Martins - Chief Sustainability Officer, Nova SBE; Chair of PRME Chapter, Iberia

A manhã terminou com o segmento Business, Labour & Human Rights que contou com a apresentação diferentes perspetivas por parte de Nichole Solomons do UN Global Compact e Ana Paula Rosa da OIT Portugal, e ainda dois Fireside Chats que juntaram Maihwa Park da UN Women e Vasco Malta da OIM- Organização Internacional para as Migrações para discutir o tema Migrations and Gender Equality, e ainda Margarida Sá Costa Convernor do capítulo WEP Portugal, e Nuno Guerra Santos da INCM, que discutiram o tema Diversidade, um impulsionador de crescimento.


Nichole Solomons – UN Global Compact


Ana Paula Rosa – OIT Organização Internacional do Trabalho


Mihwa Park – UN Women e  Vasco Malta – Chefe de Missão em Portugal da OIM, Organização Internacional para as Migrações


Margarida Sá Costa – WEP Portugal e Nuno Guerra Santos – Administrador INCM

No inicio da tarde, a celebração do 20º Aniversário da UN GCNP retomou com o segmento Ação pelo Clima, com o painel “Metas SBTi, a Ciência em prol do Clima”, moderado por Lucas Ribeiro da UN Global Compact. Este painel, constituído por empresas comprometidas com a SBTi discutiu de que forma as empresas definem, cumprem e comunicam as suas metas de redução de gases com efeito de estufa alinhadas com a ciência, e incluiu Pedro Ávila, Diretor de Sustentabilidade da REN, Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal, Maria João Carrapato, Diretora de Sustentabilidade da NOS, e Nuno Lima, Diretor de Sustentabilidade da TMG Automotive.

De seguida iniciou-se o segmento dedicado à PPI - Plataforma Portuguesa para a Integridade, que apela ao setor privado e aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação, pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva que foram posteriormente integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este segmento contou com a participação de Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da UN Global Compact Network Portugal e Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.


Anabela Vaz Ribeiro – Executive Director, UN Global Compact Network Portugal


Guilherme d’Oliveira Martins – Administrador Executivo, Fundação Calouste Gukbenkian

Posteriormente teve início a Cerimónia do Reconhecimento das Organizações Signatárias dos Dez Princípios UNGC, e que distinguiu as empresas participantes UN Global Compact Network Portugal desde há 15 a 20 anos, liderada por Mário Parra da Silva, Presidente da UN GCNP e palavras de Carlos Gaspar, que representou Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente, e recordou a fundação desta iniciativa em Portugal, que decorreu no Palácio do Eliseu com a participação de Kofi Annan, o então Presidente da República Francesa Jacques Chirac, Carlos Monjardino e Belmiro de Azevedo.


Carlos Gaspar – Fundação Oriente


José Maurício Costa – Diretor Corporativo e de Projetos, Altice Portugal


Ana Pinho – Senior Manager, Quality Assurance and Manufacturing, BIAL


Rita Nabeiro – Administradora, Grupo Nabeiro


Inês Soares – Responsável pelo gabinete ESG, Novo Banco


Paulo Neves – Diretor de Sustentabilidade Corporativa, Banco Comercial Português


Margarida Ferreirinha – Diretora de Comunicação e Sustentabilidade, REN


Tiago Silva – Head of ESG Relations, Jerónimo Martins


Heitor Costa – Head of ESG Relations, APIFARMA


Miguel Teixeira de Abreu – Presidente do Conselho Consultivo e Sócio fundador, Abreu Advogados.


Carlos Martins – Presidente, EPAL

No Segmento dedicado aos Desafios para uma agenda do Trabalho Digno o Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Miguel Fontes, reforçou os desafios que se colocam á promoção do Trabalho Digno e Crescimento Económico, nomeadamente a necessidade diálogo social para afirmar o respeito pelo trabalho como uma dimensão central da cidadania.


Miguel Fontes – Secretário de Estado do Trabalho

Retomada a Cerimónia de Reconhecimento das Organizações participantes UN GCNP, distinguiram-se as empresas signatárias desde há 5 a 14 anos, por Mário Parra da Silva e Clara Costa, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da Auchan Portugal, organização Presidente do Conselho Fiscal da UN GCNP, empresa também reconhecida pelos seus 12 anos como participante na UN GCNP.


Clara Costa - AUCHAN


Jorge Alves – Diretor Executivo, TIEL Transportes e Logística


Fernando Carreira – Presidente do Conselho de Administração, Gebalis


Gualter Crisóstomo – Chief Sustainability Officer, CEEIA


Francisco Marques – Diretor do Departamento de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação, Grupo Visabeira


Miguel Namorado Rosa – Diretor Central da Direção de Suporte Corporativo, Caixa Geral de Depósitos


Rui Miranda – Energy Climate Expert, Galp Energia


David Nunes, Hortipor


Leonor Tavares – Porcelanas Costa Verde


Marta Lima – Diretora de Sustentabilidade Corporativa, VdA


Patricia Afonso – Compliance Officer & Data Privacy Advisor, Siemens Portugal


Nuno Lima – Diretor de Sustentabilidade, TMG Automotive


Fátima Borges – Diretora de Sustentabilidade, Águas de Portugal

Mário Parra da Silva encerrou o evento de comemoração do 20ºAniversário da UN GCNP com algumas palavras, manifestando o desejo desta iniciativa de poder continuar a ajudar as organizações na sua jornada pela sustentabilidade. Após o encerramento dos trabalhos da conferência, houve lugar para um cocktail de convívio e networking e corte do Bolo de Aniversário.

 A UN GCNP agradece a todos os participantes e speakers que contríbuiram para tornar este dia ainda mais especial!

 

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton