Skip to main content

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Indicadores para Portugal – Agenda 2030

 

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou a segunda e mais recente edição do documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Indicadores para Portugal – Agenda 2030”. Estes indicadores decorrem do quadro global adotado pelas Nações Unidas e permitem acompanhar e analisar os progressos alcançados a nível nacional, desde 2010.

Cada ODS dispõe de um conjunto de indicadores e Portugal dispõe de informação disponível para 125 dos 244 indicadores globais.
Em termos gerais, o País apresenta uma evolução positiva em 74 indicadores desde 2010 (mais 12 do que há um ano).
Portugal regista uma performance especialmente positiva em matéria de alcance dos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Género), 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energias Renováveis e Acessíveis), 13 (Ação Climática), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos), tendo em conta que mais de 80% dos seus indicadores atingiram os resultados desejados.
Porém, e devido a alguns retrocessos, deve ser dada uma maior atenção aos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas), 10 (Redução das Desigualdades), 14 (Proteção da Vida Marinha) e 15 (Proteção da Vida Terrestre).


Veja aqui o documento na íntegra.

 

 

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton